A Vitória que Deus nos dá sobre o Orgulho

vitoria sobre o orgulho e soberba

Alguns dizem que o pecado do orgulho é o pior de todos os pecados. Pois é difícil de ser identificado.

A bíblia nos fala de três áreas principais que nos levam ao mal: desejos da carne, soberba da vida e desejo de possuir bens materiais(1Jo 2.16).

O segundo que a soberba da vida. Revela a parte do orgulho excessivo. Levando a pessoa a se achar superior e acima de qualquer erro. Colocando ela numa posição perigosa.

Por este motivo veremos que se, esse mal for derrotado. Conseguiremos vitorias em todas as áreas da nossa vida.

A humildade em Jesus Cristo, nos torna aptos a receber o melhor de Deus.

Vamos ver nesse artigo como identificar e vencer o orgulho.

Continue lendo…

O Orgulho precisa ser identificado em nós

o orgulho é desastroso
O orgulho tira a visão

O orgulho e definido pelo dicionario Aurélio como: ”Conceito exagerado de si próprio; soberba”.

A pessoa orgulhosa geralmente se acha, superior e melhor que as outras. Tratando as demais com desprezo.

O orgulhoso tem uma visão distorcida de si mesmo, bate no peito, e diz que foi ele que fez. Não reconhece que tudo que tem, vem de Deus.

Israel teve que peregrinar por 40 anos no deserto, para dissolver seu orgulho(Dt 2.14,15; 8.2).

Mostrando para o povo que as escolhas de Deus eram as melhores, expondo para aquele povo suas fraquezas e limitações.

Na rebelião de Corá o orgulho era intenso, quiseram tomar o lugar de Moisés, não aceitavam o líder que Deus tinha colocado sobre eles(Nm 16.2,3).

Todo orgulhoso se volta contra a sua liderança, pois tem pensamentos de que pode fazer melhor. Isso é destruidor é realmente um perigo.

Para termos sucesso é necessário ter humildade, e reconhecer a graça, e a misericórdia de Deus em nossa vidas. Reconhecer que diante dEle não somos nada, e que as escolhas dEle, são melhores que as nossas.

Alguns acham que pessoas quietas, geralmente são soberbas, mas isso muitas vezes e timidez. O orgulhoso geralmente faz de tudo para aparecer, e se mostrar como melhor.

Veremos a seguir os efeitos desastrosos desse mal.

O Orgulho produz efeitos desastrosos

A bíblia nos diz que Deus “resiste ao soberbos” (Tg 4.6). Ou seja impede e causa dificuldades.

O soberbo geralmente, procura colocar mascaras, e esconder seus pecados. E com isso vai definhando por dentro ao poucos.

Pois a verdadeira prosperidade nunca chega a sua vida, pois a bíblia diz: “O que encobre suas transgressões jamais prosperará”(Pv 28.13a).

O orgulho tem varias formas, todas vindas do coração humano. A pessoas que são altivos no olhar, no trajar; outros em seus negócios.

Ou seja o orgulho pode ser espiritual, intelectual, material e social.

O pior deles é o espiritual, pois a soberba de espirito levou Lúcifer, o diabo, a queda. É através da soberba espiritual, que começa quase todos os pecados.

O orgulho é o caminho para o precipício, posso dizer que toda pessoa soberba, anda a beira de um grande precipício, pronta a cair a qualquer momento(Prevérbios 16.18).

A soberba é como uma cegueira, que impede a pessoa de ver a realidade. Levando ela a atitudes que vão destruir tudo que ela possui.

Mas no próximo tópico veremos, como eliminar esse mal das nossas vidas. A Palavra de Deus é o antidoto para todo problema.

Ta gostando desse artigo? Receba outros como esse:

 

O Orgulho pode ser vencido

O orgulho pode ser vencido
Deus quer nos dar a vitoria sobre o orgulho

A vitoria sobre o orgulho começa na mente. Precisamos rejeitar qualquer tipo de pensamento, elevado sobre nós.

Exemplo: “Eu tenho mais capacidade que fulano para fazer essa tarefa” , “Eu estou mais preparado”, “Porque não escolheram a mim se sou o melhor”.

Nossa mente deve pensar de acordo com a realidade, a bíblia nos instrui a: “Não pensar de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação”(Rm 12.3).

Quando sabemos quem somos, e de onde viemos, derrotamos o orgulho.

Precisamos lembrar que com Cristo somos vencedores, sem Ele não somos nada. Ele padeceu por nós. Pela suas pisaduras fomos sarados(Isaías 53:5).

Outra maneira de vencer o orgulho é admitir nossas fraquezas diante de Deus, em oração. Afinal não somos perfeitos, temos erros, falhas e dificuldades.

Leia: 3 Tipos de Oração que Deus não Rejeita

Você também pode procurar alguém de confiança e maduro na fé. Que te ajudará com conselhos e oração intercessória.

Procurando também respeitar as liderança, ungidas por Deus. Reconhecendo na liderança o chamado de Deus.

O serviço amoroso e desinteressado ao próximo, auxiliando aqueles que precisam, também ajuda na vitoria contra a soberba(1 Jo 3.17).

Lembre-se do que Jesus disse: “quem se humilhar será exaltado” (Lc 18.14).

Para termos uma vida abençoada, precisamos reconhecer em nosso próximo coisas boas, e deixar o espaço dele, procurando fazer nosso papel. Através da busca da direção de Deus.

Só estamos aqui porque um dia o Mestre Jesus, deu a vida por nós. Nunca se esqueça disso.

Conclusão

Vivemos num mundo onde os valores morais se perderam. Deus é zombado, os valores são invertidos, e a pratica diária de vida totalmente fora daquilo que a bíblia ensina.

Em em meio a esse caus o orgulho tem dominado vidas. Soberba e prepotência parecem ser coisas boas e valorizadas. João disse: “O mundo jaz no maligno”( Jo 5.18).

Mas Jesus disse para seus filhos: “O meu Reino não é deste mundo… Vinde benditos de meu Pai”(Jo 18.36 e Mt 25.34).

O orgulho faz parte do mundo “jaz no maligno” e não tem conexão alguma com o Reino de Cristo.

Jesus nos chama hoje a fazer diferente e buscar ser humildes como eles foi aqui na terra, leia esse artigo a seguir:

O que Jesus pode nos ensinar sobre humildade

Que a Paz de Cristo esteja com você 😀

Texto Baseado na Lição 13 – A vitoria que Deus nos dá sobre o orgulho – Revista Palavra e Vida – ano 14 – n°52

Procurando mais artigos? Receba por email, cadastre-se:

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.

2 Cometários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *