A Verdade Sobre a Mágoa, saiba você pode vencer esse mal

vecendo a magoa

Uma atitude hoje, uma discussão amanhã e assim vai nascendo a raiz de amargura que gera a mágoa.
Temos mágoas contra o próximo. Mágoas as vezes até mesmo contra Deus.

Isso revela a nossa imaturidade Espiritual. Pois a Palavra do nosso Deus nos revela desde o inicio a pratica da tolerância e compreensão.

Os ressentimentos destroem relacionamentos, sonhos e projetos. Mas é um mal que pode ser vencido.

Continue lendo…

A mágoa é um sentimento poderoso e profundo

a magoa e profunda

Podemos definir mágoa como:”Desgosto, amargura… Sentimento ou impressão desagradável causada por ofensa ou desconsideração; Descontentamento, desagrado.”

A mágoa surge quando algo que nos desagrada ou quando somos ofendidos, moralmente ou fisicamente. Esse sentimento leva a pessoa a nutrir raízes de vingança e ressentimento.

Na bíblia temos exemplos de mágoa. Jacó roubou a primogenitura de seu irmão Esaú. Isso gerou uma profunda mágoa em Esaú. Que depois disso procurou uma forma de matar seu irmão(Gênesis 27.34 e 41).

O povo de Israel também nutriu esse sentimento no deserto. Levando eles a desobediência e a murmuração(Deuteronômio 1.26,27). As consequências foram que uma geração inteira foi impedida de entrar na terra prometida.

A mágoa produz efeitos danosos e destruidores.

Ter mágoa no coração é coisa do velho homem, da velha natureza do pecado. Quando nascemos de novo em Jesus, não pode haver mais espaço para a mágoa em nossos corações(Jó 36.13).

Jesus mostrou isso claramente ao nos instruir a não orar com coração magoado(Marcos 11.25).
Por isso se concerte primeiro, expulse esse sentimento do seu coração.

Que tal receber novidades do blog no seu email? Se cadastre abaixo:

A mágoa traz consigo a morte. Davi guardou mágoa a vida toda de Joabe e Simei, e no fim da vida aconselhou seu filho, Salomão a fazer o acerto de contas com os dois(1 Reis 2.5-9).

Vemos o ruim exemplo de Davi e como isso paralisou parte de sua vida, e fez com que outras vidas fossem tiradas.

A mágoas além de matar, prende a pessoa e não permite que os planos de Deus comecem a crescer em sua vida. No fim das contas, esse sentimento faz mais mal para nos, do que para quem nos ofendeu.

 

A mágoa pode ser derrotada imediatamente

a magoa pode ser vencida

A consciência de que a mágoa é um pecado, deve ser clara(Atos 8.23).

O segredo para vencer a mágoa é a obediência a Palavra de Deus(Dt 11.8).

Assim temos a solução para viver de bem com a vida. Jesus nos instrui na Palavra a liberar e pedir perdão, desfazendo maus entendidos(Lucas 17.3,4).

Abra seu coração ao poder perdoador de Jesus. Se a gente não perdoar, como Jesus perdoara a nossa falha?
Não siga o exemplo do credor incompassivo. Que teve sua divida perdoada. Mas não liberou perdão a quem o devia(Mateus 18:23-35).

Toda raiz de amargura pode ser arrancada através da fé, se pela fé podemos mover uma arvore, o mesmo podemos fazer com a amargura. Arrancá-la e jogá-la bem longe.(Lucas 17.6).

Conclusão

Em Felipenses 4.2-5 vemos o caso de mágoa entre Evódia e Sintique. O Apostolo Paulo não perde a oportunidade, e usa o exemplo dessas duas mulheres, para apresenta o caminho para o cristão viver sem esse sentimento ruim, veja:

1. Procurar viver em harmonia, exercitando a tolerância e a humildade(v.2)
2. Aceitar ajuda de outras pessoas(v.3) e
3. Devemos amar uns aos outros de fato e de verdade.

Quem ama perdoa e esquece. Não deixe esse sentimento ruim dominar em sua vida. Jesus quer te dar a vitoria sobre ele, hoje mesmo! Mágoa, nunca mais!

Texto Baseado na Lição 10 A vitória que Deus nos dá sobre a mágoa da Revista Palavra e Vida Ano 14 – n° 52

A paz de Cristo, até o próximo artigo!

Leia a seguir: Como você pode vencer o desânimo

Aproveite e se inscreva para receber outros artigos:

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, Design e professor de Teologia. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons livros e louvores. Também gosto de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.