Sendo Guiados no Caminho

Quando a Bíblia diz lá em Provérbios que Deus pesa as nossas veredas, não significa outra coisa a não ser que Tudo ele vê além dos passos que damos! E realmente é assim que sucede, nada começa com os passos e sim com os pensamentos, na reflexão de hoje veremos um pouco sobre como caminhar a luz da palavra de Deus e como não desviar os passos de sua vontade.AdorA-Jovem-banner

Como Deus vê nosso Caminho

A importância dada por Deus em relação ao nosso futuro chega a ser esplendorosa quando lemos Provérbios 5.21, “Estão perante os olhos do Senhor.” Ninguém consegue deixar diante dos olhos algo que não o interessa, seja um copo d’água na hora da sede, ou o seu amado em alguns momentos, mas se Deus, sendo tão soberano está nos observando em cada detalhe isso significa que somos importantes demais, ao ponto de ele fitar os seus olhos em nós. Leia: #1 A paz de Deus: Excede todo entendimento

Isso mostra quanta importância temos, e que tamanha responsabilidade de agradar aquele que nos criou de maneira tão sublime.

Deus não nos obriga a fazer nada, apenas nos mostra um caminho excelente, do qual não nos arrependeremos se trilharmos. Veja no próximo tópico.

Antes inscreva seu email abaixo e receba as novidades do blog:

Caminho Sobremodo Excelente

sendo-guiado-excelente
O caminho sobremodo excelente apresentado por Paulo a partir do versículo 31 do capítulo 12 de I Coríntios, vemos de que maneira Deus quer guiar-nos pelas veredas santas, esse caminho é liderado pelo amor, e esse dom de Deus está sobre nós para que através do exercício dessa prática, possamos viver e trilhar um caminho onde o domínio é de Deus, e sendo assim os riscos não existirão.

Tudo que fizermos com amor faremos bem feito, e quando se trata de nós mesmos isso deve ser ainda mais fácil, como está escrito “amai ao próximo como a si mesmo.” Mateus 22.39, essa prática revela como Deus quer que caminhemos na terra, em amor, isso se dá quando, depois de sentido o amor vindo de Deus (ágape), nós vivemos uma vida guiada por seus padrões, não padrões que matam sua personalidade, e sim que te dão prazer em fazer a vontade de Deus assim como Ele te fez, desse modo fica fácil viver com Cristo e com Ele caminhar.

Como caminhar

como-caminhar-com-deus

Provérbio 9.6 fala-nos claramente os princípios que devem nortear nossos passos: Deixar os insensatos. A insensatez de muitos nos levam a perder o alvo de nossas vidas, embaraçando nossos passos ao ponto de desviar nossos princípios. Quando estabelecemos princípios de vivência á luz da palavra de Deus tudo em nós deve mudar, isso inclui decisões de futuro como, onde cursar a graduação, quando devo casar, onde empregar meu dinheiro, tudo isso, se decidido for de acordo com a palavra, logicamente terá um garantia de bom êxito e certeza de que sua vontade foi decidida por Deus. Esse versículo ainda fala que agindo desse modo viveremos, e claro que viver com Cristo é a melhor forma de usufruir de nossa passagem aqui na terra.

Alguns detalhes são de suma importância quando se trata de nossa peregrinação na terra e esses são encontrados na palavra de Deus, confira as seguintes passagens e reflita sobre como Deus age e como quer que eu e você ajamos em nossos caminhos.

Salmos 139.24-Nossos pensamentos: Começa na mente tudo aquilo que fazemos, então Deus nos alerta através do salmista a ter um coração aberto diante dEle, desse modo permitimos que Deus molde nosso caráter e faça em nós sua vontade. A palavra caminhos neste versículo faz alusão a pensamentos que logo se estabelecerão, ou seja, logo serão atitudes e se não forem ponderados por Deus, o indivíduo logo chega ao fracasso.

Provérbios 4.11-12- Instruções: Como falado anteriormente, nosso caminho é estabelecido através de nossos pensamentos, e a palavra de Deus nos traz admoestações que ajudarão sem sombra de dúvidas na nossa caminhada, claro que essas instruções cabem a nós acatar ou não, porém, uma vez tomados para si esses conselhos poderemos viver em plena comunhão com o Pai celestial, desse modo às dúvidas sobre futuro desaparecerão e nosso presente estará no centro da vontade de Deus.

Romanos 13.17- Paz com Todos: O caminho apresentado neste versículo da carta aos romanos nos faz lembrar conselhos que não foram acatados, ou seja, se não seguiram o caminho, significa dizer que este caminho foi a eles apresentado, porém não foi seguido, e consequentemente foi drástico seu fim. Vale a pena ouvir a voz de Deus em todo e qualquer momento só assim viveremos uma vida feliz e em paz. Uma vez acatados esses conselhos é impossível que vivamos mal. De uma olha também: Atenção: Afaste do seu coração a Ira e o Desgosto, para ter uma vida de Satisfação e Alegria

Provérbios 2.13-Vida Reta: A vida que é mostrada nesta passagem é aquela que não quis viver em obediência a Deus, e com isso perde-se em caminhos escusos. Suas consequências vão desde a perda de amigos, até o afastamento do Espírito Santo de Deus, quantos hoje em dia dizem ser difícil voltar aos retos caminhos, uma vez que dele se afastaram por prazeres mundanos? Perde-se a conta daqueles que decidem viver á seu próprio modo e dão de cara com a dura realidade de viver sem a direção de Deus. Não de início, mas logo depois de algumas milhas trilhadas, perceberam que sozinhos jamais conseguirão.

Espero que através dessa pequena meditação você possa compreender o que Deus tem pra sua caminhada aqui na terra, como muitos dizem sua missão aqui na terra, ela começa com seus passos em direção ao céu e o adversário de nossas almas fará o possível para nos afastar do propósito divino, então sigamos o conselho de Paulo, “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” 1 Coríntios 16:13
Seguem alguns versículos que o ajudarão no estudo desse tema

Provérbios 5.21/Rm 3.7/Pv 30.19/Rm 3.16/Pv 2.13/Pv. 5.6/Sl 119.30/Pv 16.17/Isaías 26.7/Pv.3.17/Sl 81.13

Salmos 1.1/Provérbios 9.6/Salmos 139.24/Provérbios 4.11/Salmos1.6

Leia a seguir: Praticando o genuíno amor Cristão em sua vida, seguindo o exemplo do bom samaritano

Ana Carolina
Do estado de Pernambuco, cursando pedagogia, estudante de Teologia, coordenadora de EBD. Administra o projeto Adora Jovem e é autora no Evangélico Blog.