Como Guardar a Min Mesmo?

Olá povo Santo!

No assunto do dia, iremos colocar em pauta atitudes  de um Cristão que guardo o seu coração do mundo, nosso texto está baseado em Deuteronômio 4.9a, analise cada detalhe aplicando-os em seu cotidiano, funcionou comigo.

“Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma.” Dt 4.9a

O que significa guardar-se a mim mesmo e a minha alma?

Na carta aos Efésios capítulo 5 verso 15, Paulo deixa uma receita de vida para nós leitores: ‘…vede prudentemente como andais…’, desse modo, ele demonstra que ao cuidarmos de nosso passos, também honraremos o nome do Senhor.

E digo mais, seremos vistos como reais Cristãos, privando-nos do pecar e de todo embaraço, conforme Hebreus 4.1a.

Sem métodos radicais, mais através de métodos reais, veremos quem anda com Deus, guarda a alma da malícia do mundo, ou da malícia imposta pelo mundo. Não correndo o risco de ficar longe de Deus pra sempre (Rm 4.23).

Vamos ao ponto chave de nosso texto.

Como guardar a mim mesmo??

Para estarmos seguros por completo do ataque do mundo contra nossa alma, devemos em primeiro lugar caminhar com Deus.

Assim como Noé, conforme Gênesis 6.9c. Deixar ser guiado pelo Espírito Santo(Salmos 17.5). Não se corromper com as obras da carne, (Gálatas 5.16-25). Algumas recomendações são feitas a nós, para que possamos guardar nosso coração, Jeremias 17.9.

Não se envolva com as vaidades!Eclesiastes 11.10/ Efésios 4.17

Vaidade é tudo aquilo que é desnecessário pra nossa sobrevivência, não falo de não usufruir do suor de seu rosto, não (Gênesis 3.19).

Falo de valorizar futilidades. Vaidades logo se dissiparão, como fala o Sábio, em Eclesiastes 11.9.

Por isso ele mesmo alerta neste versículo que daremos conta de tudo quanto fizermos a Deus.

Não andar por caminhos maus! Pv 4.14

Este versículo implica em, desviar-se de todas as concupiscências da carne e dos sentimentos malignos, vamos destacar alguns?

Não ao sentimento da Inveja! Gálatas 5.26
Este sentimento corroerá sua alma, fazendo com que perca sua própria identidade.

Não a impureza do corpo e da alma! Efésios 5.3
Nosso corpo é habitação do Santo Espírito de Deus, 1 Co. 6.15-19,devemos cuidar dele em todos os sentidos.

Não as tolices! Efésios 4.29
Aquilo que sai de nossa boca, nada mais é do que o que queremos passar pra os outros, e o que passamos pra o próximo? Efésios 19.20.

Vamos a dois pontos essenciais pra se proteger?

Andar em AMOR! Efésios 5.2
Andar em amor é guardar-se do rancor que o mundo traz, é estar no Espírito, Gálatas 5.22,  é socorrer o próximo, Gálatas 6.2-10, contra isso não á lei Gálatas 5.23.

OBEDECER a vontade do Senhor! Efésios 5.17
Essa é a receita de vida plena!! Obedecer a Deus e servi-lo deve ser nosso maior prazer, Salmos 119.47- 119.97.

Andar em temor torna-nos mais sábios, Pv 15.33. Confie no Senhor, ninguém melhor que Ele, para guardar seu coração, Pv 16.2.

Pois é pessoal, estes detalhes que parecem inúteis, fazem toda a diferença na nossa vida Cristã, faz-nos ser mais protegidos do mundo, do mal e do pecado. Fiquem Firmes!!

Leia a seguir: 5 fatores para ser bem-aventurado

 

Ana Carolina
Do estado de Pernambuco, cursando pedagogia, estudante de Teologia, coordenadora de EBD. Administra o projeto Adora Jovem e é autora no Evangélico Blog.