Por que Jesus morreu por nos? Saiba agora!

porque jesus morreu por nos

Adão e Eva e a entrada do pecado no mundo

entrada do pecado no mundo adão e eva

Bom, vamos começar do começo. Com essa historia muito conhecida. Adão e Eva comeram do fruto proibido e passaram a ter conhecimento do bem e do mal(Gênesis 3).

A parti dai entrou o pecado no mundo, a inveja, o rancor, e a magoa. Logo veio o primeiro homicido onde Caim matou seu irmão Abel(Gênesis 4.8).

E a humanidade se multiplicou e junto com isso o seu pecado aumentou muito(Gênesis 6.1-3). A primeira solução foi o diluvio, mas mesmo assim a humanidade não mudou(Gênesis 7.1).

Um tempo depois Deus chama a Abrão, que veio a se chamar Abraão. Através dele, Deus tinha o plano de formar um grande nação, que demonstrasse seu poder e seu amor pelos homens.

A lei da espiação

a lei da espiação

Depois de passado muito tempo, Israel povo dessedente de Abraão. Estava cativo no Egito. E Deus envia um libertador chamado Moisés. Moisés tira o povo do Egito com ajuda divina da parte de Deus(Êxodo 12. 1-4).
Já no deserto Deus dá a Moisés a lei. E nela estava que só o derramamento de sangue de um cordeiro, limpo e sem mancha. Poderia remir e livrar o povo do jugo do pecado.

Mas essa remissão era temporária. Logo que a pessoa viesse a pecar tinha que oferecer outro animal para a espiação de sua culpa(Levítico 7.1-4). Para que pudesse ter comunhão com Deus novamente.

Mas essa lei era uma alegoria do que Deus iria fazer. Na verdade Deus queria uma expiação final para o seu povo e para toda humanidade.

A espiação definitiva por meio de Jesus

espiação definitiva por jesus

A lei estabelecida, pedia a espiação do pecado por meio do sangue(Lv 17:11). Mas a espiação por meio do sangue de um cordeiro, não era definitiva.

Para que toda a humanidade pudesse ter a oportunidade de salvação, era necessária uma espiação de sangue com preço alto.
Só um sangue puro e carmesim, poderia expiar nossa culpa. Por isso Deus enviou seu filho amado. Sem pecado, livre de mancha, para morrer por nos.

Sua missão já tinha sido registrada no antigo testamento no livro do profeta Isaías:
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados(Isaías 53:5).

Leia também: A verdade sobre a Páscoa

O véu do templo se rasgou e por meio do sacrifício de Cristo na cruz fomos sarados, voltamos a ter livre acesso a Deus(Marcos 15:38).

A parti do derramamento do sangue de Cristo, e da sua vitoria sobre o pecado e a morte ao ressuscitar no terceiro dia. Se iniciou o tempo da graça. E todos que aceitam a Cristo Jesus como único e eterno salvador. Tem acesso a libertação do pecado e a salvação eterna(1 Tessalonicenses 5:9).

“Aquele que é sem pecado tomou forma de pecador para que nós pecadores, pudéssemos nos tornar santos.” Max Lucado

Ele amou o mundo de tal maneira

deus amou o mundo de tal maneira

Então tudo isso foi um plano de divino, para que todos, tanto no céu, na terra e no abismo. Saibam que Deus por amor remiu a humanidade por meio de seu Filho Jesus Cristo(Efésios 2:8).

Por que Deus não remiu a humanidade diretamente?
Porque a lei, que Deus colocou, não poderia ser revogada, e por meio do seu amor, seu filho Jesus veio e cumpriu a lei(Mateus 5:17).

Pois Deus ama de tal maneira a humanidade, que deixou a escolha na mão do ser humano de servi-lo ou não. Aceitando ou não a Jesus. Vivendo ou não a graça de Deus(Tito 2:11).

Agora qualquer pessoa, Pobre, Rico, Livre, Preso. Pode experimentar a maravilhosa graça da Salvação por meio de Jesus Cristo. Tendo sua vida transformada e restaurada.

Fique na paz de Cristo, até a próxima!

Leia também: Seguindo o Exemplo de Cristo

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.