Tempos de Crise: O que você pode aprender com Israel diante do mar vermelho

diante-do-mar-da-crise

diante-do-mar-da-crise

Vamos pintar um quadro onde Israel nesse momento está diante do mar vermelho. De repente os hebreus erguem os olhos e se deparam com faraó e seu exercito vindo em sua direção.

De um lado está o mar do outro os egípcios. Nesse quadro assombroso, de crise, Israel entra em desespero. Apesar do seu clamor ao Senhor, não deixam de cometer alguns erros nesse momento de aflição.

Ainda que o povo tenha visto o agir de Deus ao tirar eles do Egito com mão forte, sinais e maravilhas. No primeiro momento de crise e tribulação a fé do povo hebreu foi por água abaixo.

Nasceu então no coração daquele povo a desconfiança. Dando lugar logo depois a murmuração. Agora passam a aperta Moisés dizendo “Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá para que morremos nesse deserto?”(Ex 14.11)

Moisés respondeu e disse: “Não temais estais quetos e vede o livramento do Senhor” (Êx 14.13)  “O Senhor pelejará por vôs” (Êx 14.14).

Vamos dar uma olhada nos erros e acertos de Israel antes da travessia do mar vermelho, aprendendo um pouco mais como se comporta diante da crise.

 

Nesse artigo você vai ver:

  • Diga não à falta de fé
  • Diga não à murmuração
  • Clame ao Senhor
  • Conclusão: As oportunidades de uma Crise

 

Diga NÃO à Falta de fé

falta-de-animo-fe-em-meio-a-crise

No momento de aperto e crise, o povo hebreu desconfiou da providência divina. E passou a olhar muito mais para o problema. Esqueceu de confiar no Deus tremendo que tinha se revelado ao favor do seu povo.

Você pode perceber comigo que o desejo do povo naquele momento foi voltar para o Egito, em vez de confiar que o Senhor os livraria mais uma vez.

 

No momento de Crise:

  • Não pense em regredir e voltar as coisas velhas. Deus já tirou você do Egito, não é da vontade dele que você volte para lá.
  • Creia em Deus, sem dar atenção as circunstâncias que te rodeiam. Pode parecer difícil, mas creia, Cristo está ao seu lado para te ajudar (João 11:25). Leia aqui como vencer a ansiedade
  • Pense em tudo que Deus já fez por você, mesmo nas coisas minimas que Deus trabalhou em sua vida. Diante disso sua fé será fortalecida.

 

“A fé é a nossa arma de guerra; ai do guerreiro que a esquece”  – C H Spurgeon

 

Esta gostando desse artigo? Que tal se inscrever e receber as novidades no conforto do seu email:

[mailmunch-form id=”134873″]

Diga NÃO à murmuração

O que é murmuração? Murmurar e falar mal de alguém ou de algo, ou mesmo no caso do nosso estudo, reclamar ou queixar-se de uma situação.

A murmuração é um grave pecado contra Deus (1 Coríntios 10:10). 

Israel temendo os Egípcios e não vendo o livramento de Deus que parecia não vir, foi perdendo sua fé e começou a murmurar: “Porque nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito?”(Êx 14.11)

Essa murmuração em fez de ajudar, poderia ter causado problemas ainda maiores. Num momento como esse eles poderiam ter tomado decisões erradas que poderiam, atrapalhar o plano divino em suas vidas.

Portanto num momento de crise, murmurar e reclamar não trará solução alguma (Fp 2:14). Busque a paz de Deus para sua vida clique aqui e saiba mais.

 

No momento de Crise:

  • Não use suas palavras para murmurar
  • Procure louvar ao Senhor e se fortalecer na fé
  • Busque a direção de Deus e ouça a sua voz

 

Clame ao Senhor

Busque a direção de Deus através do seu clamor. Se o desespero bater e a vontade de murmurar vier. Clame ao Senhor, se derrame em seu altar.

Dos dois erros que citei que Israel cometeu nesse momento de Crise, foi aqui que eles acertaram. Eles clamaram ao Senhor. Apesar da tribulação que passavam e de sua fé abalada, tiraram forças para clamar ao Senhor (Êx 14:10).

O mar está fechado em sua vida, e você não vê saída?  Clame ao Senhor, busque a Jesus com fé (Mc 11:22).

Busque aquele que pode mudar a sua historia, clique aqui e leia.

Conclusão: As oportunidades de uma Crise

as-oportunidades-de-uma-crise

Talvez hoje você esteja sem esperanças quanto ao futuro. Você olha para os lados e não há saída. A crise é grave e a chance de mudança é pouca. O que fazer?

Já ouvi dizer que crises são oportunidades. Como assim Higor oportunidades, serio? Serio! A crise de hoje pode ser a oportunidade de aumentar a sua fé e confiança em Deus.

Deus pode através da crise te mostrar coisas maravilhosas da parte dEle na sua vida, que sem essa Crise você nunca iria notar.  Se os egípcios não viessem atrás de Israel, o povo talvez não veria aquele grande milagre da parte do Pai, que foi a abertura do mar.

Em vez de reclamar, clame ao Senhor Jesus. E tenha paciência na hora certa Deus vai abrir o mar em sua vida e uma nova esperança nascera.
Tenha fé, ouça a voz de Deus e obedeça. E o mar que hoje está fechado em sua vida vai se abrir (Jr 33:3).

Leia a seguir: Firme em Cristo: Em meio as batalhas da vida

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.