As 4 Lições da Vida do Profeta Jeremias Que você Precisa Conhecer

as 4 liçoes da vida do profeta jeremias

Um profeta chamado por Deus para uma obra difícil num momento delicado em Judá, onde o povo vivia em pecado. A vida desse profeta traz vários exemplos para nossas vidas.

Um pouco da historia de Jeremias

Conhecido como o profeta das lágrimas, seu exemplo era de autoridade profética, um homem chamado por Deus, que não teve medo de falar a verdade.

Se opondo a reis, falsos profetas e sacerdotes, para trazer a palavra de repreensão á Judá.

Ao povo que esqueceu de Deus e estavam vivendo suas vidas em pecado.

Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
(Jeremias 1:6-7)

Filho de sacerdote, Jeremias um dia foi chamado por Deus, mais ele disse que não sabia falar pois era um menino.
Porém Deus prometeu dar autoridade e palavra.

E assim Jeremias foi usado para levar a mensagem de juízo para que o povo se arrependesse. Ele profetizou nos últimos anos do Reino de Judá, e presenciou a queda de Judá diante do império da Babilônia.

Apesar de ter um dos ministérios mais difíceis da terra, uma certa vez resumindo sua vida um escritor disse: “Nunca foi imposto sobre um
homem mortal fardo esmagador” Era um profeta que cumpria a obra de forma zelosa.

Se entristecia junto com Deus quando o povo não ouvia as palavras e advertências.Pois o povo de Judá era rebelde a voz de Deus preferia confiar nas nações pagãs.

Saiba mais sobre a historia de Jeremias.

Do que confiar no Deus que os tinha tirado da terra do Egito, para uma terra que mana leite e mel.

Como vencer a incredulidade e aumentar sua fé

Vamos ao exemplo da vida desse profeta de Deus:

exemplos da vida de Jeremias
O 4 exemplos do Profeta Jeremias

1. Humildade e dependência de Deus

No momento que disse que era um menino. Mostrou diante de Deus que não tinha preparo para aquela obra. A humildade de Jeremias foi revelada. Mas Deus mostrou para ele, que honra os humildes e os usa quando quer.

Jeremias nos ensina a reconhecer diante de Deus nossas limitações. A mostrar para o Senhor nossa incapacidade, estando humildes em sua presença.

A parti dai, Deus vai nos honrar e capacitar para aquilo que Ele nos chamar, para fazer. Mas aqui deve se destacar alguns pontos:

  1. Deve se esperar o tempo de Deus
  2. Deve fazer o que ele mandar, mesmo que seja difícil
  3. Procurar fazer a obra com zelo
  4. Fazer aquilo que vier a mão para fazer
  5. Depois que Deus levantar, permanecer na humildade

Jesus também nos ensinou muito sobre a importância da humildade. Leia: O que Jesus pode nos ensinar sobre humildade

2. Amor a Deus e sua obra

Jeremias mesmo com toda oposição do povo continuou a profetizar.

Falando a verdade cumprindo a ordens de Deus, pois amava fazer a obra.

Como encontrar o amor que muda tudo

O profeta aqui nos ensina a procurar zelar por aquilo que vem de Deus para nossas vidas.

Alguns infelizmente tem se entregado ao relativismo moral dos nosso tempos. E não tem respeitado e honrado a Palavra de Deus e os seus ensinamentos.

Leia outros artigos como esse, cadastre-se:

Nos tempos de Jeremias era assim, as Palavras do profeta eram motivo de piada. O povo corria atrás de falsos profetas, que falavam o que fazia bem ao seus ouvidos(Jeremias 28:10).

Não havia amor a Deus e a sua obra. Isso não pode acontecer conosco. E hora de olharmos com mais carinho para vontade de Deus e preciso pedir em oração amor por sua obra e dedicação ao seu reino.

Seguindo a vontade soberana de Jesus Cristo.

3. Coragem e fé em Deus

Ele não desanimou e teve fé nas palavras que Deus mandava ele falar, crendo que elas se cumpririam. Sem temer reis e sacerdotes,
ele clamava a verdade de Deus ao povo.

Jeremias era quase uma voz sozinha. Aqui quebra aquela historia que “a voz do povo e a voz de Deus”. Pois somente Jeremias estava trazendo a verdadeira mensagem da parte de Deus.

Sua coragem foi real. Porque ele remou contra a maré. Não buscou agradar homens, mas agradar a Deus. E nesse mundo quando agradamos a Deus, geralmente remamos contra a maré.

A coragem de Jeremias, é um exemplo para nós. Moisés também foi um exemplo de fé, veja: O que Moisés pode nos ensinar sobre oração e fé

Mas podemos notar aqui, que a coragem do Profeta, não vinha dele mesmo, pois se depende-se de Jeremias, ele fugiria, como um dia Jonas fugiu(Jonas 1.3).

A fonte da coragem de Jeremias vinha de Deus, ele depositava sua confiança no Deus que cuida. E o Senhor confirmou seu cuidado dizendo:
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. (Jeremias 1:8)

Não temas diante das pedradas, por seu um Cristão evangélico. Não temas diante das piadas por ser diferente. Nossa recompensa não está aqui mas no céu.

Nossa fé deve estar depositada em Deus. 21 versículos que vão fortalecer a sua fé

P.S Ao fazermos a diferença nosso testemunho de conduta, já será nossa pregação silenciosa. Que poderá mudar outras vidas, e trazê-las para Cristo.

4. Não se conformar

Ele não se conformava com o pecado do povo como Deus também não, então lamentava muito e chorava.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus(Romanos 12:2).

Esse é um dos versículos mais bonitos da bíblia, para min. E passa uma instrução importante.

Não se conforma, não se moldar ao padrões desse mundo. E isso que o Profeta Jeremias fazia. E por isso se sentia tão triste pelo que via.

Vale ressaltar aqui, que isso que não quer dizer se isolar da sociedade. Mas sim viver em meio à ela, estando firme em Jesus Cristo, não renunciado sua fé por nada.

Influenciando vidas, por meio do padrão de Cristo e não se deixando influenciar pelo padrão do mundo.

Podemos ver que Jeremias foi, um profeta que fez a diferença no seu tempo, seu exemplo e muito necessário para os dias de hoje.

Através de exemplos bíblicos como esse, nossa fé é aumentada, nossa coragem reforçada e nosso animo redobrado.

Vamos continuar tendo fé, não vamos desanimar. Vamos obedecer a Deus sem medir as consequências. Jesus te abençoara e te guiara. Te dará forças nos momentos difíceis. Adore ao Senhor. Amém!

A paz de Cristo e até o próximo novo artigo, enquanto isso que tal ler outro artigo: As 5 Lições da Vida de Davi que Você Precisa Conhecer

Que tal receber as novidades do blog no conforto do seu email:

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *