As 5 Lições da vida de Davi

As 5 Lições da Vida de Davi que Você Precisa Conhecer

Davi é um dos personagens bíblicos mais marcantes e sua historia está entre as mais lembradas. Quem nunca ouviu falar de Davi?

Podemos tirar algumas lições para nossa vida da historia de Davi, Vamos ver:

Continue lendo…

1. Segundo o coração de Deus

segundo o coração de Deus
Segundo o coração de Deus

O primeiro e mais conhecido atributo de Davi, era ser segundo o coração de Deus. Mas o que significa isso? Significa ter um coração fiel a Deus. Não se dobrando a outro Deus. E nem abrindo o coração para idolatria.

Tendo um coração sincero na presença de Deus. Vemos nos Salmos de Davi um homem que se derramava, se descobria por inteiro na presença do Altíssimo.

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Salmos 139:1

Seu coração tinha Deus em primeiro lugar. O que fazia dele um servo obediente. Procurando zelar por tudo que era, e vinha da parte de Deus.

E impressionante na historia de Davi, perceber que apesar de ter estado em alguns momentos cercado por idolatria. Não esboçou desejo por servi outro deus.

O exemplo de Davi aqui e de grande importância para nos. Pois em meio ao um mundo que nega a Deus. Necessitamos estar com o nosso coração totalmente em Deus. Sinceros, obediente e humildes. Sabemos que esses são três atributos não valorizados hoje em dia. Entretanto precisamos deles para ter uma vida bem-aventurada.

Faça como Davi, se derrame na presença de Deus, abra o seu coração com sinceridade(Salmos 101:2). E não deixe nada, absolutamente nada, ocupar o lugar de Cristo no seu coração.

2. Fé e Coragem

fé e coragem

A historia bíblica nos revela que Davi matou um leão e um urso(1 Samuel 17.34-36). Também matou o gigante Golias, usando uma funda e uma pedra(1 Samuel 17.50).
E não foi a habilidade de guerreiro que proporcionou essas grandes vitorias a Davi.

Mas sim sua fé em Deus. Fé essa que lhe trouxe coragem suficiente para enfrentar grandes desafios(1 Samuel 17.37).

O que ele disse diante do gigante Golias, revela isso, veja:

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
1 Samuel 17:45

Nossa fé nos dias atuais tem sido muito abstrata. Quando lemos por exemplo a vitoria de Davi sobre Golias, já logo deixamos a duvida entrar em nosso coração. E nos perguntamos: “Mas será que aconteceu mesmo?”. Esse tipo de duvida impede o agir de Deus em nossa vida.

O “será” e muito perigoso. Precisamos crer, sem duvidar. Quando a Palavra de Deus diz: E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis (Mateus 21:22). Nos precisamos crer, nessas palavras de verdade. E ter a certeza que vai ser da maneira que está escrito.

A parti do momento que você crer, você precisa tomar atitudes de fé como Davi tomou.

Tendo plena confiança no agir de Deus. Sabendo que aquilo que você pediu em oração, só não vai acontecer se não for mesmo a vontade de Deus.

Busque em oração com fé, esteja sincero e temente a Deus. E Ele vai te abençoar. Posso garantir isso pra você. Pois eu já vi o agir de Deus na minha vida, de maneira maravilhosa. Deus quer agir na sua vida também.

Receba novos artigos como esse, basta se cadastrar abaixo:

3. Cultivar amizades.

amigos como davi e jonata
Tendo bons amigos

Vemos na vida de Davi o cultivo por verdadeiras amizades que vieram de Deus. Os guerreiros que se juntaram a Ele e formaram os valentes de Davi. Que o auxiliou em muitas dificuldades(1 Crônicas 12:1).

Todavia quero destacar a amizade de Davi e Jônatas. Nesse exemplo vemos o amor genuíno de amigos. Que não tinham uma amizade por interesse. Mas por amor, que vinha de Deus.

Jônatas era filho de Saul, rei de Israel.  Consequentemente Jônatas era o sucessor direto de seu pai para se torna rei de Israel. Enquanto Davi era o escolhido de Deus, para ser o novo rei de Israel. Ou seja entre Jônatas e Davi poderia ocorrer uma grande inimizade.

Entretanto não foi isso que aconteceu. Pois a amizade dos dois vinha de Deus(1 Samuel 18:3). Amizades que vem do Senhor não tem espaço para a briga e a inveja. Então como Davi cultive amizades de qualidade, onde você é abençoado e seu amigo também.

Alguns procuram amizades baseadas no financeiro, no status ou na posição. Esquecendo que por vezes os grandes amigos estão escondidos, sem dinheiro, sem status e sem posição. Mas prontos a construir uma grande amizade de cooperação.

Encontre amigos verdadeiros. Cresça cultivando amizades que venham da parte de Deus pra sua vida.

Amigos genuínos fazem toda a diferença. Como fez diferença na vida de Davi vai fazer na sua.

4. Perseverança em meio a perseguição

Depois de ungido rei, por Samuel(1 Samuel 16:13). Davi passa a enfrentar lutas e perseguições. Principalmente da parte de Saul.

Por varias vezes Saul tentou matá-lo. Por causa disso Davi teve de peregrinar fugir e se esconder(1 Samuel 23:15).

Mas mesmo em meio a essa luta e perseguição. Davi não perdeu a sua esperança em Deus. Não tomou atitudes desesperadas, soube porem esperar o tempo da promessa de Deus em sua vida.

Com esse exemplo da vida de Davi, percebemos que não podemos nos desesperar em meio a lutas e perseguições. Sabendo que Deus no tempo certo trara a vitoria. Saul morreu e aos 30 anos a promessa começa a se cumprir na vida de Davi.

5. Errou Mas confessou e foi humilde

humilde como jesus

Apesar de ser segundo o coração de Deus. Davi era homem como você e eu. Consequentemente sujeito a falhas, erros e fracassos.

Davi foi pego no seu ponto mais fraco(2 Samuel 11:3). Seu adultério, trouxe consequências graves, para o resto de sua vida(2 Samuel 12:15). Contudo apos esse erro, ele mostrou seu ponto mais forte. Davi se arrependeu. Humildemente confessou o seu pecado (2 Samuel 12:13).

Se arrependeu profundamente:

Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.

 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. (Salmos 51.9-12)

Nas nossas vidas vamos errar e pecar, porem como Davi, precisamos humildemente reconhecer nosso erro, se arrepender e confessar. Se derramando na presença de Deus.

Tendo fé e a certeza que Jesus nos purifica de todo pecado e de todo peso de consciência.

A graça está ai para todo aquele que crê em Jesus, e passa a seguir seu exemplo e ensinamento.

Tiramos aqui hoje alguns exemplo da vida de Davi, para pormos em pratica na nossas próprias vidas.

Leia, releia o artigo de hoje. Medite em cada lição da vida de Davi. E ponha em pratica em seu dia a dia.

Leia a seguir: O que Moisés pode nos ensinar sobre oração e fé

 

About Higor Ramos

Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.

One thought on “As 5 Lições da Vida de Davi que Você Precisa Conhecer

  1. Boa tarde Higor Ramos. Sou servo de Deus e fiquei feliz pelo sua exposição sobre Davi e enriqueceu sobre o assunto. Parabéns, E Deus o abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *