9 Famílias na Bíblia que PODEMOS Seguir o Exemplo

9 Famílias na Bíblia que PODEMOS Seguir o Exemplo

No ultimo artigo a gente viu, 5 exemplos de famílias que não obedeceram a Deus e fracassarão.

No artigo que você vai ler agora, vamos ver 9 exemplos de famílias no antigo testamento que deram certo, que obedeceram e horaram a Deus.

Podemos notar com alegria que o numero de famílias que não seguiram o caminho certo, é bem menor, do que as que optaram, por servir a Deus.

Então antes de ler esse artigo, veja os maus exemplos ⇒ 5 Famílias na bíblia que NÃO Podemos Seguir o Exemplo

Agora que você já viu os maus exemplos de família.

Você vai ver, como os maravilhosos exemplos de família, podem abençoar a sua própria. Você poderá levar isso para sua família e acrescentar bençãos e alegria para o seu lar.

Exemplos bíblicos sempre geram crescimento. Então leia com atenção, e medite onde sua família pode crescer mais. 

1. A família de Noé: as virtudes da fé e da obediência (Gn 6.1-10)

Exempo bom da familia de noé
Exemplo bom da família de noé

O grande ponto forte de Noé foi permanecer fiel em meio a uma sociedade corrompida. O pensamento de todos a sua volta eram maus.

Mas Noé permaneceu fiel a Deus. E o mais importante, ele levou sua família, a também permanecer fiel.

Isso fez com que Noé encontrasse graça da parte de Deus, levando ele a ser abençoado.

Deus lhe deu a missão de construir uma arca, e pela fé esse servo de Deus cumpriu sua missão. Apesar das zombaria das pessoas ao seu redor.

Porém quando a arca ficou pronta só ele e sua família nela entrou. Podemos ver aqui que todos os seus como sua esposa e filhos entraram na arca, pois ele levou sua família a crer e ter confiança em Deus.

Chame sua família para mais perto de Jesus hoje, incentive seu lar a viver com Jesus. Faça o culto domestico, leia bíblia com seu cônjuge e filhos.

E seja fiel e firme em Jesus, dando o exemplo como Noé deu.

2. A família de Abraão: as virtudes da fé e da obediência (Gn 12.1-25)

Exemplo bom da família de Abraão
Exemplo bom da família de Abraão

Sair de sua terra com sua família, para uma terra desconhecida, sem saber como vai ser. E preciso muita fé para fazer isto.

Leia também: 21 versículos que vão fortalecer a sua fé

Por isso Abraão e conhecido como “Pai da fé”. Sua fé inabalável em Deus e sua virtude de cuidar dos seus a todo instante. É um exemplo muito importante para nos.

Como Noé, Abraão é um caso de fé e obediência, que fizeram com que toda a sua casa, fosse abençoada por isto.

Caso por exemplo de seu sobrinho Ló que teve muitas oportunidades, dadas por seu tio.

O episodio onde ele mente, com medo dos egípcios o matarem, não desfaz o exemplo de fé de Abraão, só mostra que ele era homem como nos, sujeito a momentos de fé vacilante.

Porém a fidelidade é fé de Abraão se mostrou em seu filho Isaque, pois Abraão procurou zelar pela fé de seu filho e ajudá-lo a desenvolvê-la.

Não recue ao chamado de Deus pra sua vida. Mas junto com sua família sirva e faça a vontade de Deus. Abençoando a cada dia o seu lar.

3. A família de Isaque: as virtudes da simplicidade e da monogamia (Gn 21.1-28)

perdão casamento familia

Vemos em Isaque o fruto de um filho bem criado. Seu pai Abraão o instruiu na mesma fé, levando Isaque a ser fiel a Deus.

Vemos no dialogo de Isaque e Abraão ao pé do Monte Moriá, o exemplo de conversa de pai e filho(Gn 22.7,8).

Isaque nos dá o exemplo de humildade e vida simples. Ele não buscou bens, nem riquezas. Mas procurou viver em paz e honestamente. Cuidando da sua família. E servindo a Deus.

Ele foi marido de uma mulher só, Rebeca. Com quem tinham uma relação muito romântica e bonita(Gn 24.62,63). É importante que o casal tenha intimidade e carinho genuíno, dedicando tempo, um ao outro.

Leia também: Conheça agora os Pilares para um Casamento Bem-Sucedido

O mundo parece estar ensinando aos casais que eles são adversários e que estão numa disputa dentro do lar, para ver quem é o melhor,o homem ou a mulher. Nisto vai embora o romantismo e o carinho e entra as brigas e discórdias.

É preciso aprender que vocês não estão numa disputa, mas sim que Deus criou homem e mulher, para se completar, por isso cada um é melhor em alguma coisa. Para que juntos possam vencer.

Isaque e Rebeca, um exemplo de casal na bíblia. Ah o fruto desse lindo amor, foram filhos gêmeos, Esaú e Jacó.

 

Está gostando desse artigo? Receba outros no seu email(Spam Nunca!):

 

4. A família de Jacó: as virtudes da perseverança e do amor (Gn 25.24-50)

oração do pai nosso

Podemos destacar primeiro em Jacó sua perseverança. Ele lutou com persistência e fé pelos seus ideais(Gn 32.22-31). Ele lutou com Deus e venceu.

Podemos destacar em segundo lugar seu amor por sua esposa Raquel(Gn 29.18), e por seus filhos (Gn 37.34).

Persistência nos seus ideais e amor por sua família, vai fazer toda diferença, em sua trajetória e nos seus projetos de vida.

Jacó errou em alguns momentos da sua historia. Mas nem por isso se desviou dos caminhos de Deus. Porem se manteve perseverante.

E Deus mudou seu nome e sua Historia. Jacó passou a se chamar Israel. Contudo ele não mudou seu amor por sua família.

5. A família de José: as virtudes da fidelidade e da liderança (Gn 39-41)

Exemplo bom da família de José
Exemplo bom da família de José

José fazia parte de uma família, grande. Que com certeza desfrutava das bençãos de honrar, pai e mãe. Foi traído por seus irmãos e levado ao Egito.

Lá permaneceu fiel a Deus. E obedeceu a seu patrão Potifar. Deus honrou José naquele lugar. Além de se tornar governador do Egito se casou e teve dois filhos, Efraim e Manassés.

Depois perdoou seus irmãos e os ajudou. Vemos aqui um exemplo de um líder e de um pai de família. Que honra a Deus e as pessoas que estão a sua volta.

Que não abriu mão dos seus sonhos, em troca de prazeres momentâneos. Que soube lidar com os tempos de dificuldades.

6. A família de Anrão: as virtudes da fraternidade e do serviço (Ex. 2.1-25)

Exemplo bom da família de Anrão
Exemplo bom da família de Anrão

Anrão foi pai de um dos homens mais influentes da antiguidade, Moisés. Ele também foi pai de Miriã e Arão, que tiveram participação importante na saída do povo hebreu do Egito.

Veja também: O que Moisés pode nos ensinar sobre oração e fé

A coragem e o zelo dessa família em livrar seu filho Moisés da morte, o cuidado de sua mãe Joquebede em guardar seu filho, o amor de Miriã por seu irmão, ajudando com que Moisés continuasse na família. Mostra a intensa fraternidade que existia entre eles.

Depois Deus usa Moisés e Arão como guias do povo na saída do Egito.

Isso revela uma família que tinha um carinho fraterno, uma fidelidade real, e uma disposição ao serviço.

Essas qualidades levaram essa família a ser conhecida, e tida como mui importante. Pois antes de tudo esse lar era zeloso.

Procure ter um amor fraternal, por sua casa. Cuide de sua família, sempre que possível esteja disponível e disposto para ajudar o seu cônjuge e os seus filhos em tudo.

 

Faça o seu cadastro abaixo e receba as novidades do nosso blog(Spam Nunca!):

 

7. A família de Moisés: as virtudes da união e da liderança (Ex 2.21-26)

Exemplo bom da família de Moisés
Exemplo bom da família de Moisés

Moisés teve uma família estruturada. Pais sábios e zelosos. Por isso ele também formou uma família estruturada. Ele se casou com Zípora e teve dois filhos, Gérson e Eliézer.

Moisés tinha muitas coisas a resolver, afinal estava guiando um grande povo no deserto, estava na mãos dele a estruturação inicial de uma nação.

Veja como vencer o estresse: Como se livrar do estresse

Mas por reconhecer suas limitações e por sempre estar atento ao conselhos de seu sogre Jetro. Moisés conseguiu conciliar sua vida profissional e ministerial e o cuidado de sua casa.

Ele é um exemplo de como é possível conciliar a vida ministerial e profissional, com o cuidado a família.

Acredito que seu amor pela oração, ajudou muito nos seus momentos de dificuldades e trouxe paciência nas horas difíceis.

E além de tudo que estava em sua mão para resolver, ainda sobrava um tempo para Moisés, compor e cantar (Ex 15.1-19). E ainda preparou um sucessor a altura, que foi Josué.

Procure administrar seu tempo da melhor maneira possível. Tento equilibro, sabendo dedicar tempo a família.

Sua família precisa estar bem cuidada, para que todas as outras coisas na sua vida funcionem. Peça a Deus em oração sabedoria para gerir o tempo. Se Moisés conseguiu você também consegue.

8. A família de Josué: as virtudes do compromisso e da coragem (Js 1.1-24)

Exemplo bom da família de Josué
Exemplo bom da família de Josué

Josué tinha sobre os ombros o grande peso de substituir Moisés. Mas foi esforçado e corajoso e sabia muito bem o que queria da vida.

Por isso teve um zelo e compromisso muito grande com a Palavra de Deus. Não aceitava que o povo se prostituísse espiritualmente.

Podemos resumir a vida familiar de Josué em apenas uma de suas frases:
“Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15).

Seja compromissado com a Palavra de Deus, tenha a coragem de enfrentar o mal por amor a sua família e não deixe o pecado fazer parte dela.

E  que você também, possa dizer com alegria: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

9. A família de Elimeleque: as virtudes da unidade e do amor (Rt 1.1-4)

Exemplo bom da família de Elimeleque
Exemplo bom da família de Elimeleque

Vemos nessa família, um forte apego afetivo, apesar das tragedias da doença e da morte. Vemos em Noemi uma mulher forte e com espirito cuidador. Vemos em sua noras o mesmo espirito de carinho e amor.

Como encontrar o amor que muda tudo

Principalmente em Rute, vemos o espirito de união, veja o que ela disse:
Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus” (1.16).

Que em meio as tormentas e dificuldades, procure manter a união e o amor dentro do seu lar. Unidos vamos mais longe, unidos somos mais fortes. Por isso Deus ama a união. E família é unidade, é amor.

Veja: Colocando Deus no Controle de Sua Casa, Entenda como isso é Possível

Guarde cada exemplo de família hoje em seu coração, e coloque em pratica o que for necessário na sua própria família.

Não existem famílias perfeitas, mas existem famílias que servem a Deus, que são unidas em amor e procuram a cada dia dar o seu melhor.

Chame seu cônjuge e seus filhos para ler esse artigo com você, compartilhe com um ente querido que esteja longe.

Espalhe a Palavra de Deus e o conhecimento bíblico, para desenvolvermos famílias mais felizes e saudáveis.

Leia a seguir: Jesus mora ao seu lado, é importante saber disso!

Texto baseado em: 16 exemplos

Fique na paz de Cristo até a próxima!

Que tal receber novidades do blog no conforto e segurança do seu email:

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *