5 Famílias na bíblia que NÃO Podemos Seguir o Exemplo

5 Familias que NÃO Podemos Seguir o Exemplo

Vamos ver nesse artigo exemplos bíblicos de famílias que não podemos seguir. Nos como seres humanos somos cheios de erros e falhas.

E no Antigo Testamento, a gente encontra alguns erros cometidos ou por pai, ou por mãe, ou mesmo pelos filhos. Através desses exemplos você poderá se prevenir, e evitar que o mesmo erro ocorra em sua família.

Por isso eu sempre digo que ler a bíblia é importante, pois ela nos ensina muitas coisas.

Vamos ao artigos de hoje conhecer essas 5 famílias, e humildemente reconhecer que também somos falhos e precisamos estar atentos, para não cair, nas mesma ou parecidas falhas.

Leia também: 9 Famílias na Bíblia que PODEMOS Seguir o Exemplo

1° A família de Adão: os pecados da desobediência e da mentira (Gn 1.1-5.32)

familia de adão e eva e seu exemplo
O primeiro erro na família

Adão e Eva formaram a primeira família da terra. Seus problemas não eram diretamente familiares, mas sim de ordem ética e espiritual.

O casamento dos dois, foi realizado pelo próprio Deus. Mas é preciso manter a relação com Ele, para que as coisas ande bem.

E no caso se a ética e o espiritual, não vai bem a família também não vai. Primeiro desobedeceram a Deus comendo do fruto proibido.

Logo depois usando de mentiras, jogaram a culpa um para outro. Até mesmo reclamando do que Deus fez. “Foi a mulher que tu me deste”.

Depois seu filho Caim matou seu irmão Abel, por pura inveja. Por meio dessas família entrou o pecado no mundo e todos os outros problemas familiares.

Contudo podemos aprender algo importante aqui. Uma família que não segue sincera, e não procura cultivar uma vida espiritual viva. Acaba por ter seus problemas agravados, graça as desculpas e acusações.

Obedeça a Palavra de Deus. Enfrente os conflitos e dificuldades do lar com sinceridade, buscando ser guiado pelo Espirito Santo.

2° A família de Acã: os pecados da desobediência e do furto (Js 7.1-26)

familia de acã e seu exemplo
A cobiça na família e algo destruidor

O pecado da cobiça dentro de uma família, pode ser destruidor. Acã cobiçou uma capa babilônica, prata e uma cunha de ouro(vv. 21-26).

A ordem do líder do povo Hebreu, Josué, era não tomar nada dos povos estrangeiros que eles derrotassem. Mas Acã por causa da cobiça não obedeceu.

E infelizmente, levou sua família inteira a terrível destruição(Js 7.24,25,26). Temos que ter cuidado com a cobiça, ela pode levar um ente da família a ter gastos exagerados.

Levando toda a família a serias dificuldades. Procure, obedecer a Jesus, e cada um dentro do lar, procure aprender a contentar-se com o que tem(Hebreus 13:5).

Isso evitará apertos financeiros, brigas e discussões. Leia Importante: Sua salvação e o dinheiro

Está gostando desse artigo? Receba outros na segurança e conforto do seu email:

 

3° A família de Gileade: os pecados da prostituição e da discriminação (Jz 11.1-40; 21.1-25)

familia de gileade e seu exemplo
O pecado e o preconceito pode tirar alguém do lar

Gileade apesar de ser um homem bom. Acabou por cometer o pecado de prostituição. E trouxe o filho desse caso para dentro de sua casa.

O nome do menino era Jefté. A família de Gileade rejeitou Jefté.

Jefté rejeitado, saiu de casa. Quase entrou por caminhos maus, por causa de más companhias. Mas tudo mudou em sua vida, graças a intervenção de Deus.

Leia também: Como encontrar o amor que muda tudo

E diante de uma situação Bélica, precisaram de sua ajuda, pois era “Varão Valoroso”.

Jefté é o exemplo de pessoa que tinha tudo para dar errado, mas deu certo. Por isso dentro da família não pode haver descriminação.

Todos precisam se considerar iguais e irmãos. O pecado destrói, mas Jesus reconstrói, basta confiar nEle e seguir suas instruções.

Se você se sente rejeitado em sua família. Desanima não. Jesus nunca vai te rejeitar. Se firme nEle a cada dia.

4° A família de Sansão: os pecados da cólera e da sedução (Jz 13.1-16.31)

familia de sansão e seu exemplo
A força física não mantém uma família. So o poder do Espirito Santo

Sansão foi chamado desde do ventre, para ser o libertador de Israel. Mas infelizmente só se manteve fiel, enquanto estava na tutela de seus pais.

Logo que cresceu. Passou a tomar algumas atitudes impensadas, tendo um instinto selvagem e se deixando seduzir.

Quis se casar com uma filisteia, desobedecendo assim a lei de Deus. Sofreu as consequências desse ato. E largou sua noiva no altar, pois ela revelou aos filisteus, um enigma feito por ele.

Logo depois veio sua ruína total, pois se deixou seduzir pela bela Dalila. Que o enganou e fez com que Sansão perdesse seu ponto forte.

O nervosismo e a sedução fácil, faz com que a pessoal, ou tenha uma família muito instável ou mesmo nunca consiga constituir uma família.

Como eliminar de uma vez por todas a decepção da sua vida

E esse foi o caso de Sansão, sua desobediência a Palavra de Deus e sua entrega total aos seus desejos, foi o destruindo aos poucos, até o golpe final.

Não permita que as paixões da carne dominem em sua família, procurando viver de maneira sóbria e justa(Tito 2:12).

Artigos novos? Receba de maneira fácil no seu email:

 

5° A família de Eli: os pecados da impiedade e da profanação (1Sm 2.12-4.22)

familia de eli e seu exemplo
O perigo de não cuidar dos filhos

Não sabemos onde Eli, errou na criação de Hofni e Finéias, mas sabemos que eles não tinham nenhum temor e amor pela obra de Deus.

Apesar do ministério serio de seu pai, esses dois rapazes, cometeram varias transgressões, por serem filhos de um sacerdote isso se refletiu em todo povo de Israel.

A impiedade e a profanação cometidas por Hofni e Finéias, foram longe demais, e o castigo divino era inevitável.

Num único dia morreram Eli, os dois rapazes, e a esposa de um deles. Ficou um filho de Finéias que teve como nome Icabô, que pode ser traduzido como “Foi-se a gloria de Israel”.

Veja também: Como vencer a incredulidade e aumentar sua fé

A bíblia não diz mas acredito que Eli cometeu dois erros com seus filhos:

Primeiro por cuidar do templo e das coisas de Deus, com tamanho zelo, esqueceu de dedicar um pouco do seu tempo ao seus filhos.Para instrui-los e cuidar deles, e ter uma relação de amizade com eles.

O segundo erro foi saber das coisas erradas que seus filhos estavam fazendo e encobrir seus pecados. Em vez de corrigi-los, Eli “passava a mão na cabeça” de seus dois filhos. Como vimos antes isso gerou muita destruição em sua família.

Procure zelar pelos filhos tendo uma relação de amizade com eles. Não deixe o trabalho, roubar seus momentos com os seus filhos.

E nunca passe a mão na cabeça, corrija quando for necessário. Isso fará bem para seus filhos e para sua família como um todo.

Não negue a fé, mas cuide do seu lar(1 Timóteo 5:8).

Coloque Deus no controle da sua familia: Colocando Deus no Controle de Sua Casa, Entenda como isso é Possível

Conclusão

Nos exemplos de hoje, vimos como a obediência a Deus e sua palavra e importante para a família.

Deus criou a família, e quer que nos cuidemos da nossa da melhor forma possível. Por isso eles trouxe estes exemplos através da bíblia.

Para que venhamos evitar erros e pecados, assim tendo uma família abençoado e frutífera. Que trará alegria, para dentro do seu lar e para os que estão a volta.

Qua tal chamar todos hoje e ler esse artigo juntos. Busque levar essa experiencia para toda a sua família.

Ah só lembrando que esse foi o primeiro artigo com exemplos ruins de família. Mas vou fazer o segundo com exemplos de famílias boas.

Aproveite e compartilhe esse artigo com outras pessoas, ajude a espalhar o conhecimento bíblico, mantendo famílias protegidas.

Antes de termina só uma dica, procure ler as referencias bíblicas para uma melhor compreensão do conteúdo.

Leia a seguir: 9 Famílias na Bíblia que PODEMOS Seguir o Exemplo

Texto baseado em: 16 exemplos

A paz de Cristo até o próximo artigo.

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *