4 Erros Bobos Que Você Comete Na Hora de Ler a Bíblia

erros ao ler a biblia

A leitura da bíblia e algo tão importante na vida do Cristão, se fala tanto nesse assunto, mas será que você tem lido de forma eficaz?

Pequenos erros podem atrapalhar seu momento de leitura da Palavra.

Nesse artigo vou falar sobre 4 erros que você tem que evitar na hora de ler a bíblia. Erros bobos que podem prejudicar sua vida com a Palavra de Deus.
Não deixe de ler, e torne a sua leitura um momento mais especial com Deus.

Veja agora um resumo dos 4 erros que você deve evitar:
Erro#1 Falta de concentração.
Erro#2 Ler a bíblia num local agitado e sem paz.
Erro#3 Tempo dedicado a leitura.
Erro#4 Não meditar na Palavra.

Agora vamos ver como evitar esses erros e aumentar sua comunhão com Deus no momento de ler a bíblia. Não deixe de ler.

Erro#1 Falta de Concentração

falta de concetração na leitura

Você começa a ler a bíblia e de repente sua mente esta viajando em tantas outras coisas. Quando você percebe não lembra o texto que acabou de ler.

A falta de concentração e algo grave, que nos engana fazendo a gente imaginar que fez algo, que na verdade não fez. Você pensa que leu a bíblia, mas somente gastou tempo diante dela.

Veremos nesse artigo que a concentração é um fator primordial na sua vida de leitura da Palavra.
Sua mente precisa estar voltada para aquilo que você está fazendo.

Como corrigir?

O primeiro passo para combater a falta de concentração na sua vida e retirar tudo aquilo que vai atrapalhar seu foco do caminho.

Se o celular toca a todo instante com notificações do Whastzap, daqueles grupos sem importância. Desligue seu celular, ou mesmo deligue as notificações. Entenda que o momento de leitura bíblica é um momento entre você é Deus, e nada, absolutamente nada, pode estar no seu caminho, tirando seu foco.

As preocupações do dia, a dia, talvez estejam em sua mente também te atrapalhando a ler. Que tal fazer uma oração antes de ler a bíblia, entregar tudo na mãos de Deus(Lance seu cuidado sobre o Senhor, Salmos 55:22). E não deixar nesse momento especial as preocupações entrarem no seu coração.

Não esqueça de tomar cuidado com o desânimo, ele também rouba nosso foco. Precisamos ter a cada dia a certeza que Deus tem algo a nos falar através de sua Palavra. Que ela pode mudar nossas ações e melhorar o nosso dia.

Erro#2 Ler a Bíblia Num Local Agitado e Sem Paz

ler num local agitado e sem paz

Você começa a ler a bíblia e o telefone toca, o cachorro late e sua paciência vai se esgotando. Como disse no primeiro tópico o foco e muito importante na leitura da bíblia.

Então ler a bíblia num local agitado, onde seu foco e retirado constantemente. So pode prejudicar sua leitura e sua experiencia bíblica.

Está gostando desse artigo, receba outros no seu email:

[mailmunch-form id=”134873″]

Como corrigir?

Procure um lugar calmo e tranquilo para fazer sua leitura. Longe de qualquer barulho, incomodo e preocupação. Avise as pessoas que estão a sua volta, que você estará lendo a bíblia.

Ah sempre um lugar de refugio e você so precisa encontrar o seu. Lembre-se a leitura da bíblia e uma conversa somente entre você e o Espirito Santo.

Notar os melhores e mais calmos horários também é importante. Talvez pra você o melhor horário seja bem cedo ou bem tarde da noite. Coloque sua habilidade de projetar e planejar em ação e tenha uma leitura satisfatória do livro sagrado.

Se você tem crianças em casa e importante ler a bíblia com elas também. Quando não, os pais devem reversar para que enquanto um lê o outro brinca com os filhos.

Ah sempre a hora certa para você ler a bíblia, você so precisa encontrar essa hora.

Leia também: 4 Benefícios no estudo da Palavra

Erro#3 Tempo Dedicado a Leitura.

tempo dedicado a leitura da biblia

Até aqui vimos como ter foco e encontrar a hora e o local certo para horar. Mas não adianta esse dois fatores se o tempo dedicado a leitura e pequeno demais.

A bíblia não e para se ler um versículo e pronto. Precisamos explorar a riqueza desse livro. Deus quer nos revelar muitas coisas e acabamos por deixar que outras atividades falem mais alto.

Tenho de acessar o Face, tenho de responder meu amigo no zap, enquanto isso, a bíblia vai pegando poeira.
Entendo que o trabalho e desgastante e que muitas das vezes chegar em casa e ler é uma tarefa difícil. Mas vamos ver abaixo como mudar isso.

Como solucionar?

É hora de mudar suas prioridades, e dedicar mais tempo a Palavra de Deus(Mt 6.33). A tempo para todas as coisas.

Você so precisa redefinir suas prioridades. Como colocar a leitura da bíblia na frente de redes sociais, televisão e outras coisas.

Dedique um período a leitura da bíblia pelo menos 20 minutos por dia. Depois disso você pode atender seus amigos e realizar outras atividades, e o melhor já edificado pela Palavra.

Hoje eu leio no mínimo três capítulos da bíblia por dia. Talvez você não tenha o tempo para isso mesmo, seu trabalho não permite, mas pelo menos um capitulo acredito que sim você tem tempo. O importante no final é não deixar de ler a bíblia.

Se você desanimou e não tem lido a bíblia ultimamente, se anime, monte um  plano de leitura. E veja que se você ler a bíblia com fé e animo seu dia pode mudar.

[mailmunch-form id=”134873″]

Erro#4 Não Meditar na Palavra

meditar e estudar a biblia

Somente ler a bíblia não vai te ajudar muito. No ultimo tópico quero falar de algo muito, mas muito importante. Que a meditação na Palavra.

Os versículos bíblicos são cheios de detalhes, que passam despercebidos durante a leitura. Detalhes talvez importantes para nossa vida. Então meditar na Palavra se torna, mas que necessário.
Quem não medita na Palavra e analisa sua vida diante dela, está perdendo uma grande oportunidade. De crescer e aprofundar seu conhecimento bíblico.

Ah pessoas que leem a bíblia de capa a capa e nunca aprende nada, por que? Porque simplesmente leem. Não tentam levar o que leram para mente e pensar sobre o tema.

Vamos mudar isso?

Como corrigir?

Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos. Salmos 119:48

Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra. Salmos 119:148

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2

Você pode ver por esses textos que o salmista tinha um compromisso muito grande com a meditação na Palavra.
O tempo que falei no tópico anterior serve para meditar também, não somente para ler.

Talvez você leu um versículo ele te toucou, pare pense nele aplique ele na sua vida. Imagine você no lugar de Gideão, imagine você no lugar de Ester. Se pergunte o que você teria feito no lugar dessas pessoas.

E ao meditar profundamente entra aqui uma das coisas mais importantes, o Espirito Santo nos guiando através da Palavra. Ele sim, ele o Espirito Santo e que testifica a Palavra no nosso coração quando a lemos e meditamos nela com amor.

Ele fara com que a Palavra de Deus penetre o mais profundo do nosso ser, derribando tudo que não seja da parte de Deus e construindo edifícios sólidos de paz, amor e sabedoria em nossos corações(Hebreus 4:12).

Procure também ter um dicionario bíblico, para os termos difíceis que você encontrar: Top 5 dicionários bíblicos evangélicos + 1 Gratuito e Online

E também uma bíblia de estudos para você aprofundar seus conhecimentos bíblicos, no link abaixo eu indico algumas:

7 Excelentes Bíblias de Estudo que você precisa conhecer

Concluindo

A importância da bíblia na nossa vida cristã e algo real. Evitar erros que nos prejudiquem na hora de ler esse Santo livro. Faz toda diferença.

Leia e medite na bíblia diariamente. Se esforce nesse sentido e Deus vai te abençoar.

Vamos rever os pontos do artigo de hoje:
Erro#1 Falta de concentração.
Erro#2 Ler a bíblia num local agitado e sem paz.
Erro#3 Tempo dedicado a leitura.
Erro#4 Não meditar na Palavra.

Pegue sua bíblia agora e vamos ler um pouco tenho certeza que vai ser uma experiencia gratificante!

E você conhece alguma outra dica para quem tem tido dificuldade na hora de ler a bíblia? Compartilhe com a gente nos comentários.

Ah não se esqueça de deixar seu e-mail abaixo, assim vou poder te enviar todas novidades do blog.

A paz de Cristo e até a próxima.

Leia a seguir: 4 Erros bobos que você comete na hora de orar

Confira também:

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.