Como se livrar do estresse?

como se livrar do estresse

Você sabe o que é estresse? Segundo o dicionário Aurélio estresse é: “Conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa.

Para você entender melhor, estresse é uma reação negativa, causada pelo excesso de atividade física, excesso de trabalho e excesso de exposição. Gerando desequilíbrio em nosso organismo.

Você sofre com o estresse? Penso que sim. No mundo atual o ser humano moderno, sofre muitas pressões. A luta pela sobrevivência e intensa. Muito trabalho e correria.

E todo esse turbilhão, nos leva a preocupação e ansiedade. Produtos do estresse do dia a dia. Levando a pessoa a enfermidades físicas e psíquicas.

Mas tenho uma boa notícia, vamos descobrir nesse artigo, como identificar e combater o estresse, acredite é possível.

O Estresse pode ser identificado como pensamentos descontrolados.

Desde e os tempos antigos o estresse já existia. Podemos ver isso na história de Israel enquanto peregrinava no deserto. As constantes mudanças de temperatura, os anseios alimentares e a peregrinação constante. Levaram Israel a se revoltar contra Deus e Moisés.

Sua falta de fé, provocaram críticas e murmurações. Era o estresse em atividade.

Quando o povo recebeu o relato pessimista dos espias, se sentiram frustrados. O povo desejou ter morrido no Egito ou no deserto. O estresse contribui para desejos falhos e decisões precipitadas.

O estresse passa ter lugar nas nossas vidas quando passamos a dar total prioridade ao trabalho. Quando fazemos do trabalho nosso ídolo. Queremos ganhar mais, ou impressionar o patrão. Para isso renunciamos à família e os momentos de descanso.

Deixamos de confiar na provisão de Deus. Já não acreditamos mais no Deus que cuida e zela por nos.

Ultrapassar os limites em nome do financeiro e da realização pessoal é um grande perigo (Ec 2.23).

Vamos ver que perigos são esses no próximo tópico. Continue lendo…

O Estresse provoca danos graves ao corpo e à mente

A mente, o corpo e os principais órgãos, podem ser afetados pelo excesso de estresse. Entre os problemas que ele pode causar estão:

  • Insônia
  • Baixa concentração
  • Confusão mental
  • Úlceras intestinais
  • Hipertensão
  • Irritabilidade
  • Cansaço frequente
  • Falta de motivação

Quando não vemos saída para as situações da vida e humanamente não vemos solução. E aí que o estresse se torna crônico e insuportável.

A pessoa que deixa Deus ou não confia nEle, não tem a válvula de escape, chamada fé. Por isso são mar agitado incapaz de sossegar (Is 57.20).

Nossa falta de confiança em Deus, pode gerar um profundo estresse, devido às coisas dessa vida. Como consequências várias doenças e problemas podem aparecer no corpo.

Mas não se preocupe é hora de eliminar esse mal da sua vida. Leia o próximo tópico.

Receba novo conteúdo do blog, pelo seu e-mail, não espere mais, cadastre-se:

O Estresse pode ser vencido pela poderosa Palavra de Deus

Na verdade, os especialistas mostram que o estresse em pequena quantidade faz bem. Pois, ativa nosso “Sistema de Alerta”.

E é verdade também, que hoje é impossível viver sem pressões e cobranças. Mas a bíblia nos mostra o caminho para viver com o mínimo de estresse.

Às duas armas para vencer o estresse

1. Confiar em Deus

A Bíblia nos diz que quem confia no Senhor “Serão como os montes de Sião, que não se abalam” (Salmos 125:1).

Uma vida de paz e de tranquilidade passa por uma confiança em Deus.

Crendo que Deus provê, guarda e ajuda. Quem confia no Senhor e conservado em paz (Is 26.3).

Se você está no centro da vontade de Deus não há porque se entregar ao medo e a preocupação. Pois, Deus é nossa rocha firme (Salmos 62:7).

Leia também: 21 versículos que vão fortalecer a sua fé

2. Oração

Já falei várias vezes sobre oração aqui no blog. Isso porque ela é muito importante. Veja alguns dos nossos artigos sobre oração aqui.

Vemos por toda bíblia exemplos de pessoas que buscaram a Deus em oração, no momento de estresse e foram atendidas.

O Rei Ezequias de Judá foi um exemplo claro disso. Sobre pressão da invasão de Senaqueribe rei da Síria. Ezequias se empenhou em buscar a Deus em oração. Recebeu a resposta divina e o reino de Judá não foi invadido (Is 37.14-20 e 36).

Manassés rei de Judá, foi levado cativo a Babilônia. E em meio a angústia, ele clamou muito a Deus em oração. E com isso foi restaurado ao seu reinado (2 Cronicas 33.12,13).

Então no momento que as situações da vida te estressarem. Clame ao Senhor em oração. Derrame o seu clamor, conte para Deus tudo o que te estressa.

Leia também: 3 Tipos de oração que Deus não rejeita

A vida Cristã faz diferença

Crer em Jesus e seguir seus caminhos, e procurar cultivar uma vida de moderação e sabedoria é muito importante. Tendo paciência em meio a conflitos. E entregando tudo na mão de Deus.

Procurar uma vida correta e integra desenvolvendo um caráter Cristão. Quem segue os caminhos da ética Cristã tem uma vida com menos estresse. Assim ser cristão não apenas em palavras, mas em atitudes é primordial.

Veja dois atributos que mudam nossa vida.

Conclusão

Os Smartphones com as Redes Sociais, com seu grande volume de informação certamente é um gerador de ansiedade e estresse. Por este motivo temos de fazer uso moderado e sábio da tecnologia.

Nosso Jesus passou por estresse no seu ministério terreno. Quando teve de lidar com os religiosos da sua época (Mc 11.18).

E como Ele combateu esse mal? Certamente por meio da confiança em Deus e da oração.

Os apóstolos no início do seu trabalho, também passaram por grande tensão. Mas lidaram com isso confiando plenamente em Jesus. Pois, Ele é Senhor das situações. (Mc 4.35-41).

Peça em oração, fé em Deus e sabedoria para vencer o estresse. Conhece alguém em sua família, ou algum amigo que anda estressado, compartilhe esse artigo com ele.

Artigo baseado na Lição 12 – A vitória que Deus nos dá sobre o estresse – Revista Palavra e Vida – Ano 14 – n°52

Fique na paz de Cristo até a próxima.

Leia a seguir: Como você pode vencer o desânimo

Aproveite e deixe seu email abaixo para receber outros artigos:

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, Design e professor de Teologia. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons livros e louvores. Também gosto de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.