9 passos para você vencer o medo do Fracasso

fracasso

Num mundo moderno onde errar nem sempre é humano. Onde o fracasso é inaceitável. As pessoas tem estado sobre grande pressão.

Não é atoa que segundo a OMS a depressão é a doença que vem mais impactando a sociedade moderna.

Precisamos urgentemente aprender a lidar com os nossos fracassos e erros. E passar a olhar a vida de uma nova perspectiva.

Jesus disse que no mundo teremos aflições, porém temos que ter bom animo, pois Ele venceu o mundo.

Vamos ver como lidar com o fracasso?

Passo 1: Aceite o Fracasso

Primeiro assuma o controle de sua vida pare de jogar a culpa nas circunstancias desfavoráveis. Pare de pensar que o problema são as pessoas que estão as sua volta.

Reconheça seus erros, assuma eles como sendo sua propriedade. Aceite o fracasso como uma realidade que é normal da vida de todo ser humano.

Tente lidar da melhor maneira com a situação, entregue ela nas mãos de Deus e faça sua parte na solução do problema. Erga a cabeça e continue em frente.

Saiba que os problemas e fracassos virão.
Mas esteja pronto a encará-los com, força coragem e determinação. Sabendo que se já não há solução humana, a uma solução da parte de Deus.

Continue lendo e veja a seguir que o fracasso não é um fim em si mesmo, mas pode até mesmo ser uma ferramenta da parte de Deus para te moldar e te preparar.

Passo 2: O que está em sua mente?

o-que-mente

O que vocẽ pensa quando fracassa? Que atitudes você pensa em tomar?

Do nosso coração(Ou seja da cede das emoções e pensamentos) procedem as fontes ou saídas da vida(Provérbios 4:23). Nos tornamos aquilo que pensamos. Então lidar com o fracasso de uma perspectiva negativa é o primeiro passo para a estagnação e abandono dos seus sonhos.

Pensar: “Eu sou um fracasso mesmo”, “Nada da certo pra min”, ”Deus me esqueceu”. Esse tipo de pensamento só corroí as novas possibilidade que estão diante de seus olhos.

Passe a ter pensamentos como: “Posso tentar outra vez”, “Não deu certo, mas ainda a esperança” ,”Jesus venceu eu também posso vencer”.

Ao mudar sua maneira de pensar, novas atitudes surgiram e com isso você afasta de si o medo do fracasso e aproxima a esperança do sucesso.

Acompanhe as novidade do blog no seu email:

Passo 3: Admita seus fracassos, seja sincero

sinceridade-amizade

Seja sincero com você mesmo e com as outras pessoas. Reconheça suas falhas, diga: Eu Falhei.
Eu sei e difícil reconhecer os próprios erros. Entretanto o alivio que essa atitude vai trazer e recompensador.

Procure estar perto de pessoas honestas, que sejam sinceras com você, isso vai te ajudar muito.
Sabia que os vencedores geralmente dão risada dos seus próprios erros e fracassos. E ainda falam das coisas que deram errado em sua vida, com naturalidade.

Eles sabem lidar com erro e tiram aprendizados do fracasso.
Falando nisso na sequencia desse artigo vou falar sobre como aprender com o fracasso. Vamos lá?

Passo 4: Aprenda com o Fracasso

aprenda-com-seus-erros

Como uma criança que está aprendendo a escrever, erra e ao errar percebe sua falha e corrigi. Assim somos nos na vida adulta temos muito a aprender. Já imaginou se a criança ao erra continua-se fazendo da mesma forma ela ia fracassar sempre.

Nos também precisamos buscar novos caminhos reconhecer onde erramos. Buscar estrategias para corrigir o mal feito e alcançar o sucesso.
O Apostolo Pedro é um exemplo de superação do fracasso. Ele se tornou líder da igreja de Jesus em Jerusalém.

Mas antes disso fracassou e negou a Jesus três vezes. Porem do seu erro ele tirou lições que fizeram ele ter sucesso(Aproveite e leia a historia de Pedro nos evangelhos e em Atos dos Apóstolos).

Você também pode ter sucesso, contudo precisa refletir sobre algumas coisas:
– O que fiz de errado?
– O que fiz certo?
– O que perdi no caminho?
– Quais escolhas que fiz e não queria repetir?
– Por que você as fez e quais fraquezas contribuirão para aqueles erros.

Enquanto tentamos fazer a coisa certa cometemos erros, o importante e aprender com o processo e ir se desenvolvendo.

Enquanto erramos, Deus nos da a possibilidade de acerta através da analise do nosso erro.

Passo 5: Perdoe

perdoe

Olhar seus erros e fracassos e se torturar por eles. Condenando a você mesmo por seus atos errados. Não ajudará em nada.

Focar na triste e na magoa do erro, não vai melhorá-la. Com certeza pode até piorar a situação.
Qualquer coisa que está sofrendo julgamento, não melhora mais piora. Essa e uma regra bíblica.
Por isso perdoe você mesmo por seus erros e fracassos. Aprenda a focar na solução do problema e não em seu erro.

Um jogador de golfe quando erra uma jogada ele não lamenta seu erro, simplesmente volta e tenta de novo, corrigindo o movimento errado.

O primeiro passo para si perdoar, e perdoar o próximo e receber o perdão. Então pratique o perdão com seu irmão. Se ele errou contigo peça graça a Deus e perdoe.

Saiba do mais importante, se confessarmos nossos pecados Deus e fiel para perdoar(1 João 1:9).
Jesus com seu sacrifício na cruz abriu as portas do perdão para todos nos, e você precisa se perdoar.
Não há como ter sucesso guardando magoa no seu coração.

Ta gostando do artigo, então receba outros, se inscreva abaixo:

Passo 6: Observe suas Reações

observe-suas-reaçoes

Nos seres humanos temos padrões de comportamento, e sempre que o fracasso chega tomamos uma atitude. Você precisa observar seus padrões de comportamento quando o fracasso chega. Precisa passar a encará-lo como algo que faz parte da vida, como disse antes.

Nem sempre por si mesmo você vai conseguir ler suas reações e padrões de comportamento.
Por isso e muito importante participar de grupos ou ter pessoas ao seu lado que possam te auxiliar nessa busca pela mudança.

Quando o fracasso chegar se pergunte: Para quem ligarei, ou onde irei? O que farei de diferente?
Observe suas reações, mude seus padrões depois disso o sucesso e logo ali.

Passo 7: Tente Novamente

Esse tópico e muito importante. Atingir nosso objetivos requer muito esforço. E faz parte do processo tentar novamente. Quem erra e tenta outra vez ganha mais chances de acerta.

Se erramos uma vez, não podemos parar ali, se temos um objetivo, precisamos tentar novamente.

E tentar até conseguir, ai entra uma palavra muito importante persistência. Com uma atitude de perseverança em meio ao fracasso, abrimos as portas para o sucesso.

As pessoas que marcaram seu tempo foram pessoas persistentes e perseverantes.

Naamã tinha lepra, seu objetivo era ficar curado. Para isso ele teve que vencer a si mesmo. E perseverar no seu objetivo, tendo a persistência de mergulhar 7 vezes no Jordão.

Qual Jordão você precisa mergulhar hoje? Talvez o primeiro mergulho não de certo, tente de novo e de novo.
Jesus ama quem persistente, e mostrou isso ao dizer que precisamos orar como quem bate uma porta e não desiste(Mateus 7:7).

Foque no seu objetivo e tente novamente.

Passo 8: Faça o funeral

faça-o-funeral

A sempre a hora de reconhecer que um sonho e projeto chegou ao fim e não há mais o que fazer. É hora de olhar pra frente. Fazendo sua despedida acompanhada’ de tristeza(Que como dize Salomão faz bem pra gente, pro nosso coração, Leia Eclesiastes 7.2-4).

Faça o luto, se despesa, só não fique presso ao que não deu certo no passado. Ficar presso ao fracasso, faz você ser fracassado o resto da vida. Privando você mesmo dos sucessos que Deus tem para sua vida. Porque a vida assim as vezes gente ganha, as vezes a gente perde, o importante e saber lidar com tudo isso.

A mulher de Ló não quis seguir os novos caminhos que Deus tinha preparado para ela, acabou virado estatua de sal. Talvez você diga mas eu não sou uma estatua de sal, mas está parado no tempo como uma, tentando a mesma coisa que você sabe que não vai dar certo.

Devemos encarrar nosso erros e falhas diante de Deus em oração, sabendo que mediante seu amor e perdão, Ele nos trara novos horizontes.

Passo 9: Aprenda que você pode aprender

você-pode-aprender

Aprender a encontrar a sabedoria para circunstancias da vida, traz esperança de acertar(Provebios24.14). Pois somos seres capacitados para aprender e buscar novos meios. Deus nos deu esse dom.
Porem precisamos por em pratica essa nossa capacidade de sabedoria. Reconhecendo que podemos aprender e adquirir o conhecimento necessário para alcançar nosso objetivo.

Quando comecei o Evangélico Blog eu queria oferecer ao leitor um blog de qualidade onde se sentisse a vontade para navegar e buscar conteúdo edificante. O que eu fiz no começo foi buscar o conhecimento para poder chegar ate aqui.

Em meio a fracassos e sucessos, grandes erros e grandes acertos, estamos aqui seguindo em frente. E eu sei que vamos errar outras vezes, acertar outras tantas, mas persistindo e adquirindo o conhecimento necessário.

Continuarei colocando em pratica o favor e os dons que Deus me entregou.

E você também pode. Você precisa crer em Deus, crer que Ele colocou algo em suas mão e você tem a capacidade de cumprir.

Não tenha medo do fracasso, ele é só um passo no sentido do seu sucesso. Se você fracassou e sinal que tentou e precisa continuar tentando.

Deus nos da a sabedoria e graça necessária. So precisamos levantar e acreditar.
Ore a Deus para te dar sabedoria e esperança a cada dia.

Este artigo foi baseado no Livro: Um Plano para dar direção a sua vida de Henry Cloud, John Towsend, Paginas 199 – 218, CPAD. Clique aqui e compre

Leia a seguir: 21 versículos que vão fortalecer a sua fé

Até o próximo artigo permitindo Deus! 😀

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, Design e professor de Teologia. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons livros e louvores. Também gosto de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.