Acabe e o mal da cobiça

A vinha de Nabote

Não deixe a cobiça dominar pois onde ela chega, a destruição chega junto.

Olá, irmãos e amigos estamos aqui mais uma vez. Vamos falar sobre os males da cobiça, baseando nosso texto na história de Acabe e a vinha de Nabote, recomendamos que leia 1 Reis 21.
 

O inicio do mal

Bom, nessa lição podemos ver até onde pode chegar a cobiça e o mal, na vida da pessoa que não atenta para a vontade de Deus. Acabe desejou, cobiçou a vinha de Nabote, que ficava ao lado de seu palácio, com isso ofereceu outra vinha a Nabote ou uma quantia em dinheiro. Nabote não quis vender sua vinha, nem trocar. Pois era herança e ele bem sabia que a herança pela lei de Deus não poderia ser vendida(Nm36.7). Acabe tendo a negativa de Nabote, ficou triste. A cobiça gera tristeza no cobiçador. 

 
nabote, vinha, evangelico

Aparece Jezabel…

Agora aparece Jezabel que vendo o estado de tristeza de Acabe, perguntou o que estava acontecendo? E Acabe lhe disse que  Nabote tinha se recusado a vender a vinha para ele. Jezabel por ser pagã e por não aceitar essa situação, mandou carta aos anciões para que apregoassem um jejum e colocasse Nabote acima do povo,  fazendo com que duas falsas testemunhas falassem contra Nabote dizendo que ele blasfemara contra Deus e o rei, assim deveria ser apedrejado. Ele, Nabote e sua família, e foi o que aconteceu. 

Uma alegria que dura pouco

Agora o caminho esta livre para que Acabe tomasse posse da vinha, do justo Nabote e foi o que ele fez, logo que sua esposa Jezabel anunciou a morte de Nabote o rei vai e toma posse da vinha. Isso nos mostra aonde pode chegar a ambição de um homem, ainda mais quando está mal acompanhado, como era o caso de Acabe. Talvez se Acabe não tivesse Jezabel como esposa seus atos não seriam tão ruins. As nossas más companhias podem nos levar através de conselhos ou ações à males piores. Selecione muito bem as pessoas com quem você ira relacionar tanto, na amizade, no namoro, ou no casamento.

 Ser fiel a Deus faz diferença

Também se Acabe fosse fiel a Deus ele poderia ter evitado tudo isso, mas preferiu seguir seus impulsos e conselhos de uma ímpia e pagã. Que venhamos deixar que Deus guie nossas vidas, para que não caiamos no erro do pecado.

Um abismo chama outro abismo

A cobiça de Acabe gerou outros pecados graves, ou seja um abismo puxa outro abismo. Além da cobiça já citada, ouve também a mentira, com as falsas testemunhas. O assassinato de Nabote e sua família, e a apropriação indevida da vinha de Nabote. Tudo isso por que o rei de Israel cobiçou a vinha de um inocente, o rei que poderia comprar terras em outro lugar para plantar uma horta. Preferiu participar de todo esse mal para ver seu desejo satisfeito.

A justiça de Deus

Deus sendo inteiramente justo não poderia deixar isso passar impune, afinal mataram um justo sem motivo, usando do mal e logo o rei de Israel! Deus chama seu destemido profeta, Elias para dar a sentença a Acabe e toda sua casa. E a sentença foi dura contra Acabe e sua família.
Deus arrancaria a posteridade de Acabe, e quando Acabe morresse os cães lamberiam seu sangue e Jezabel os cães a comeriam perto do antemuro de Jezreel (Leia 1 Reis 21.21-24).
Bastava Acabe agora o arrependimento ou continuar da mesma maneira, e ele preferiu o arrependimento(leia 1 Reis 21.27). Por isso Deus trouxe o juízo sobre sua casa nos dias do seu filho.
A cobiça de Acabe trouxe morte, dor, sofrimento, e juízo divino sobre ele e sua família.

Vemos aqui que a cobiça não compensa. É pecado e traz o mal sobre a pessoa cobiçada e sobre o cobiçador. Que não venhamos dar lugar a esse mal em nossas vidas. Que o amor de Jesus venha nos estar protegendo! Amém!

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35

Bibliografia base: Lições Bíblicas, CPAD – 1 trimestre de 2013 – Lição 7

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, evangélico desde nascido da Assembleia de Deus. Gosta de ler artigos, um apaixonado por bons louvores e ama a Bíblia. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.